Os responsáveis pela Companhia Talagadá (teatro de formas animadas) Valner Cintra, João Bozzi e Valner Cintra anunciam a realização no começo de agosto ( dias 03 e 04) de duas apresentações do novo espetáculo “Cabeça Oca”, marcado para ocorrer em duas sessões ( 19h00 e 20h30) nas dependências da Escola Ativa.Como as apresentações serão gratuitas, a produção do espetáculo a visa que os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada sessão.
A encenação consiste na utilização de bonecos adultos e segundo os responsáveis pelo grupo, o espetáculo propõe uma discussão a respeito da alienação humana e por isso mesmo, recomendam que seja assistida por um público com idade superior 15 anos. A proposição segundo os realizadores é do despertar da consciência crítica numa interação com o público assistente. “Aceitamos desafio artístico de saciar o ímpeto político de denunciar atitudes as quais se acham contrárias ao desenvolvimento humano, e ao mesmo tempo, transcender a capacidade criativa através de poéticas visuais e do teatro de formas animadas, proporcionando, de fato, uma comunhão entre público e espectador”, conta Valner Cintra.
Danilo Alves falou sobre o processo criativo do espetáculo, salientando a importância de se aprofundar em questionamentos dos mais diversos que cercam a alma humana. "Todo o processo criativo se deu por meio de pesquisas e discussões sobre a temática abordada. Dentre os assuntos tratados e as imagens idealizadas, percebeu-se que o existencialismo era algo recorrente nos diálogos. Tal fato pode ser justificado pelo momento em que estamos vivendo, o poder que podemos ter assumindo o coletivo e se atentando ao mundo a nossa volta, questionando a corrupção, a desigualdade social e sexual, a intolerância e o desrespeito, a violência gratuita, enfim, a alienação", comentou.
Antes de se apresentado em Itapira, o espetáculo será visto também no Festival de Inverno de Amparo e Atibaia, e no centro cultural de Mogi Mirim. A agenda continua apertada. Após a apresentação aqui no município, seguirão por Bragança Paulista e Mogi Guaçu, encerrando a turnê que foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural - PROAC 2012 - edital nº 12. "É muito gratificante ver o espetáculo se formando. Foi um ano de pesquisa e dedicação. Tivemos o prazer de ter orientação de nomes importantes do cenário teatral brasileiro em teatro de bonecos e absorver todos os aprendizados adquiridos." comentou Danilo Lopes.
Oficina
Além das apresentações, o município de Itapira , está nos planos dos realizadores inaugurar uma oficina que será ministrada pela companhia e que pretende oferecer um menu de temas para serem trabalhados: as possibilidades expressivas do corpo e materiais; exercícios com máscaras neutra, expressiva e larvária; os processos de confecção de bonecos e sua animação e improvisações; narrativas poéticas por meio de máscaras, bonecos, objetos e imagens que resultará em uma mostra dos exercícios cênicos desenvolvidos na oficina.
O publico alvo serão jovens acima de 14 anos e adultos com interesse na área. Todas as atividades serão gratuitas e os interessados devem se inscrever por meio do e-mail
[email protected] ou na página da companhia - www.ciatalagada.com.br , no link contatos, enviando nome completo, idade e breve relato de interesse pela oficina. A oficina terá a duração de dois meses, que será aplicada em agosto e setembro, e acontecerá aos finais de semana. Maiores informações no site.
O espetáculo foca público mais adulto