Na última quarta-feira, um encontro realizado no período da noite nas dependências da Câmara Municipal , definiu a nova diretoria que nos próximos dois anos será responsável pela atuação de uma das mais tradicionais entidades de defesa do meio ambiente de toda nossa região, a Associação Itapirense de Preservação Ambiental (AIPA).
O servidor público federal Antonio Carlos Avancini, o Tatão, ocupará pela terceira vez o cargo de presidente, em substituição à bióloga Maria Odete de Mello Santana . Dizendo-se “de ânimo renovado”, Avancini teceu elogios à antecessora, destacando que apesar das deliberações da entidade serem necessariamente objeto de consenso entre seus membros, existe uma diferenciação na forma do seu comando. “ A Odete teve um perfil mais político, empenhada na rígida observância da legalidade em torno das questões ambientais. Além desta preocupação, pretendo nesta minha nova gestão, realizar um trabalho que leve a AIPA ainda mais perto da comunidade”, comentou.
Avancini disse que pretende levar às autoridades municipais sugestões práticas para aperfeiçoar a fiscalização e a participação comunitária em questões relacionadas ao meio ambiente. Disse que pretende agendar encontros com o Prefeito José Natalino Paganini e com o vice-prefeito, atual Superitendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE),
Antonio Eduardo Boretti, para discutir sugestões neste sentido.
Conforme adiantou para A Cidade, Avancini entre outros assuntos pretende sugerir para o atual Prefeito que a Secretaria de Defesa Social crie um departamento de atuação para questões ambientais, um tipo de “Guarda Municipal Ambiental”. Com relação ao SAAE, ele irá pleitear que a autarquia leve à Câmara Municipal a possibilidade da criação de um Fundo Municipal para gerenciamento da recuperação, preservação e conscientização com relação à manutenção de nascentes. A idéia central seria a criação taxa dentro da conta de água “ coisa de centavos”, para permitir sua execução.
• História
A AIPA surgiu em 2002, originada de uma outra associação criada a partir de 1997 por alguns itapirenses aficionados pela pesca e que mostravam preocupação com o fato dos rios que cortam a cidade e região estarem agonizando. Desde então tem influenciado, segundo o novo presidente, “de forma positiva o debate ambiental na cidade”. Ele lembra que simbolicamente, a ex-presidente da entidade, Maria Odete, vem presidindo com desenvoltura e conhecimento de causa o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Veja como ficou a nova constituição da AIPA
Presidente: Antonio Carlos Avancini
Vice-Presidente: Maria Odete Mello Santana
1º Secretário: Gabriel Pinácio de Morais
2º Secretário: Hélio Sígolo Junior
1º Tesoureiro: Ronaldo Cesar Barricatti
2º Tesoureiro: Valdir Inácio Morais
Relações Públicas: José Antonio Pires de Souza
Conselho Fiscal:
Arlindo Castellani, Placido Corazza e Luciana Cândido Menezes
Encontro que definiu nova diretoria foi realizado na Câmara Municipal