Os doadores e doadoras de sangue, tanto os habituais quanto os que doarão pela primeira vez, têm data e local marcados para participar da última coleta do ano: Para doar sangue, basta ir ao salão do Lions Clube de Itapira, na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, na manhã da próxima quinta-feira, dia 22. Cada doador fornecerá 450 ml de sangue, e tem de ter entre 16 e 68 anos de idade, levar documento de identidade, pesar no mínimo 50 quilos, ter boas condições de saúde, não estar em jejum e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Os doadores menores de 18 anos deverão levar autorização assinada pelos pais.
Para cada doação, é preciso manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Cada bolsa de sangue pode salvar até três vidas. O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para uma situação. Para evitar surpresas, os hemocentros têm que estar abastecidos o tempo todo, e com todos os tipos de sangue: A, B, AB e O positivo e negativo.
Todo material utilizado na coleta é descartável. Na doação, a pessoa é orientada e acompanhada por técnicos experientes de saúde. Após 30 dias da doação, o doador recebe uma carteira com os resultados dos exames realizados para doença de Chagas, sífilis, hepatite B e C, AIDS, HTLV I e II e grupo sangüíneo. Se for observada qualquer anormalidade durante a triagem ou através dos exames, o doador será avisado e encaminhado para acompanhamento médico.
Em Itapira, a coleta de sangue é feita através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Hemocentro da Unicamp, e o Lions Clube local, que fornece a sede. “Fazemos um apelo ao doador itapirense, para que compareça novamente a sede do Lions no dia 22, para a doação. Aos que irão doar pela primeira vez, fica também a nossa gratidão e cumprimentos pela decisão de ajudar aqueles que precisam”, destacou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira. As doações são feitas sempre no período da manhã, na sede do Lions Clube.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.