Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Novembro de 2024
Notícia
27/08/2011 | Uma Itapirense vivenciou o terremoto nos EUA.

Na terça-feira, desta semana, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a Costa Leste dos Estados Unidos, sacudiu edifícios em muitas cidades, atrasou voos, trens e levou milhares de pessoas assustadas às ruas. O epicentro do tremor foi na Virgínia, e o seu foco a apenas 1 quilômetro. O tremor foi sentido até no Canadá.

Nós aqui em Itapira, no lado da América do Sul onde a possibilidade de ocorrência sismológica aproxima-se de zero, terremoto continua sendo um fenômeno na qual mantemos uma relação visual, através de vídeos, fotos e textos.

Mas nem todos os itapirenses vivem dentro dessa tranquilidade. Maria Nancy Riberti Young, nascida em Itapira, filha de tradicional família italiana, residia no Bairro do Cubatão, próximo à  pingela do Ribeirão da Penha e da represa de captação de água do SAAE, cujo pai, sanfoneiro de mão cheia, Airton Riberti, irmã dos, também, músicos, Fernando e Perú, sentiu de perto essa terrível experiência.

 

Como Nancy é minha amiga no Facebook pedi a ela compartilhar conosco aqueles momentos e nops falasse um pouco mais da vida dela nos EUA. Eis o que ela me contou:     

 

Foi um prazer muito grande reencontrá-lo no Facebook. Como, também, muitos amigos que não via desde o tempo do IEESO.

Bem, você já sabe, a vida me levou para longe, já residi na Alemanha, Italia e outros países da Europa por conta de meu marido, oficial Mariner e veterano do Vietnan, que ainda estava a servico do governo Americano.

Estou nos Estados Unidos precisamente em New Jersey, minha cidade e Delanco estou distante da costa a uma hora de carro. Resido aqui a quase seis anos, falo fluente o Inglês. Nem por isso esqueci a língua mãe que tenho o maior orgulho de conservar como nos meus tempos de escola.

A vida só pode aprimorar os nossos conhecimentos, nunca apagá-los... As experiências te deixam mais forte... As boas deixam saudade e as más, ensinamento.

Bem, vamos falar um pouco da minha ultima experiência que me deixou mais forte.

Na ultima terça-feira, olhei a minha despensa, vi que faltavam alguns itens e resolvi ir ao supermercado. De carro, cerca de dez minutos. Fiz a minha compra, estava sozinha, minha filha e meu genro trabalhando, meu marido viajando, só ficaram meus dois gatinhos em casa.

Abasteci o carro, parei para comprar um chá. Um calor terrível, mas enfim, tudo normal.

Quando entrei em casa - moro num sobrado de dois andares - tive a sensação de vertigem. Meus gatinhos saltavam pela sala como pipoca, apavorados, e nisto tudo começou a estalar e balançar. Tenho uma tv de tela plana bem grande na sala, quando vi, ela estava caindo!

Até esse momento, eu ainda não tinha dado conta do que estava acontecendo. Nessa hora, a gente fica abobada.... O teto da casa se mexia, o chão parecia que estava sendo atravessado por uma onda muito grande...  Nem quero lembrar.. Foi horrivel, o barulho que faz é único. Eu nunca vou esquecer.

Bom, a minha reação, depois da impotência, foi abrir a porta para ver o que tinha acontecido. Foi ai que eu vi a vizinhança correndo com as crianças, cachorro... Eu perguntei o que havia acontecido e alguém, mais assustado do que eu, disse que era um tremor de terra (earthquake)! 5.8 na escala Richter.

Como na nossa terrinha nunca teve disso, fiquei em choque por algum tempo, mas passou graças a Deus.

Ficamos sem comunicação. Sem Tv, rádio, internet, telefonia normal e celular por duas horas, depois tudo voltou ao lugar.

Graças a Deus não houve mortes. Só alguns danos materiais.

Agora estamos esperando o furacão Irene, que vai bater justamente em cima do meu Estado. A notícia é de que toda a costa seja evacuada e ele já está chegando nas Carolinas... Amanha ele nos pega.

Bem, temos rezado muito mais que rezamos normalmente. Já abastecemos a casa com velas, lanternas, água e comida desidratada, pois parece que não teremos água potável, luz e gás. Ficaremos sem comunicação, também.

Mas de uma coisa eu tenho certeza. "Ele esta por nós, e não temos o que temer".

Nessas horas, que rezo o Salmo 23 – “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará".

Eu vou te mandar fotos da passagem do furacão e você, assim, poderá publicar no Portal Cidade de Itapira.

De um beijo a todos, não esquece da minha mãe amada Celina, a melhor mãe deste mundo.

Um beijo a você e vamos nos falando. Deus te abençoe e obrigada por me convidar para este comentário. Disponha sempre.

 

Maria Nancy Riberti Young

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1389 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções