Após passar por pesquisa de avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica/PMAQ-AB, do Ministério da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Itapira tiveram classificação considerada muito satisfatória e satisfatória nos sete quesitos avaliados, de acordo com publicação divulgada sexta-feira, 20, no site do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.
Os quesitos avaliados como muito satisfatórios na avaliação das unidades foram: implantação e implementação da atenção básica no município, organização e integração da rede de atenção à saúde, gestão do trabalho e participação, controle social e satisfação do usuário. Apoio institucional, educação permanente e gestão do monitoramento e avaliação foram considerados satisfatórios. Os resultados são consequência direta do trabalho feito pela Secretaria de Saúde em todas as unidades, visando melhorar cada vez mais o atendimento à população.
O PMAQ-AB é um programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de atenção básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
O programa busca também um padrão de qualidade comparável a níveis nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. “É mais uma avaliação positiva que recebemos sobre as nossas unidades de Saúde, confirmando a competência dos servidores e o esforço da administração”, destacou o secretário municipal de saúde, Vladen Vieira.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.