A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) anunciou na última terça-feira, 10, a próxima etapa de inscrições para novos cursos na capital e em outras regiões do Estado para o Via Rápida Emprego. O Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, canal exclusivo da instituição focado em criar soluções educacionais sob medida para empresas, é um dos parceiros do Governo do Estado de São Paulo. O programa, que neste mês completa um ano, promove cursos gratuitos e auxílio financeiro para gerar capacitação profissionalizante em todo o Estado. Para atender à demanda, o Senac disponibilizará 10.150 vagas, no total, em 34 unidades educacionais distribuídas na capital, Grande São Paulo e interior. O curso de Recepção e Atendimento será oferecido nas cidades de Itapira, Serra Negra, Pinhalzinho e Socorro. Já o curso de Rotinas Financeiras terá vagas nas cidades de Amparo, Pedra Bela e Pedreira. Em Monte Alegre do Sul e Itapira será oferecido o curso de Rotinas de Escritório. O curso de Serviços de Zeladoria e Segurança em Condomínios tem vagas em Amparo. Nas cidades de Serra Negra e Pedreira há vagas para o curso de Técnicas de Vendas. O curso de Almoxarifado será oferecido na cidade de Itapira.
O Senac São Paulo oferece 16 títulos em diferentes áreas, entre cursos Intensivos e de curta duração (realizados no período de um a três meses). Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela SDECT, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, com prioridade para desempregados ou arrimos de família.
Os alunos receberão material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Os desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.
Interessados já podem ser se inscrever no site www.viarapida.sp.gov.br, pois os cursos já estão disponíveis. Os documentos necessários são RG e CPF. A seleção dos alunos será feita pela SDECT e os selecionados serão informados por carta oficial. Quem já possui cadastro no Via Rápida deve manter atualizado os seus dados, aumentando as chances de ser convocado. Ao todo, serão oferecidas mais de 37 mil vagas distribuídas em 491 municípios, para mais de 150 cursos nos setores de construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços.
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.