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Itapira, 11 de Janeiro de 2025
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16/01/2014 | Wagner Cintra coordena projeto de teatro incluído em anuário internacional

  

 

Wagner Cintra: trabalho reconhecido por uma das mais prestigiadas organizações de teatro

 

O diretor teatral e doutor em Artes Cênicas, Wagner Cintra, 51, terminou o ano de 2013 com uma espécie de reconhecimento internacional a um trabalho de sua autoria (Teatro Didático) , desenvolvido junto à Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), ao ser incluído no anuário de uma das mais prestigiadas e anti­gas organizações de teatro, a Unima (Union Internationale de la Marionnette), sediada em Charleville-Mézières, na França.

Falando por e-mail ao jor­nal A Cidade, Cintra relata que este trabalho surgiu a partir de sua intuição pessoal em se dedicar à pesquisa que denomina de “Teatralidades Híbridas”, observadas segundo ele na interface do teatro com as Artes Visuais. Dessa forma passou a trabalhar com uma linguagem que, conforme descreveu, tem sua origem no universo do teatro de for­mas animadas chamada de “Teatro Visual”.

Segundo Wagner Cintra, trata-se de uma linguagem surgida na Europa na década de 1980. “Foi um momento em que alguns grupos de Mario­netistas, por uma intervenção cada vez mais direta do ma­nipulador na cena atuando junto das marionetes, não conseguiam mais classificar o teatro que faziam como teatro de marionetes e nem sequer como teatro de ator”, disse. Prosseguindo, explicou que a partir deste momento “o teatro literário, modelo do século XVIII, perdia sua força expressiva, a fala, em função de uma imagem cada vez mais presente nas cenas”, propondo segundo sua interpretação que “a própria arte do ator” estava sendo questionada.

Com base nestas in­vestigações Cintra afirma que “o teatro visual é um conceito que ainda está em desenvolvimento”. Ar­gumenta que a principal característica do teatro visual “é colocar no mesmo universo criativo, atores, bonecos, objetos, música, sons, todos equacionados no mesmo nível de igual­dade”. Ele avalia que sua pesquisa e seu trabalho (desde os tempos em que iniciou seu aperfeiçoamento acadêmico na USP (Uni­versidade de São Paulo), que resultaram primeiro na conclusão de um trabalho de mestrado e posterior­mente de doutoramento na área de artes cênicas), “consiste em estudar as re­lações que se estabelecem em cena entre o humano e o inanimado, sobretudo o boneco”.

Apesar da ênfase à utilização de bonecos como ferramenta de criação, ele afirma que não faz teatro de bonecos. “Eu faço um teatro, que dentre outros, tem o boneco como um elemento fundamental da minha poética. Mas não é qualquer boneco. O boneco com o qual trabalha­mos, no caso do Teatro Didático da Unesp, é uma técnica que estamos desenvolvendo há anos. É um boneco articulado, manipulado por três pessoas, e é feito, necessariamente, de jornal velho, fita crepe e barbante”, descreveu.

Poema

Ao beber nas fontes da obra do consagrado autor per­nambucano João Cabral de Melo Neto ( 1920-1999), Cintra transformou o poema O Rio num espetáculo que privilegia de uma maneira mais intensa a utilização deste tipo de recurso (uso de marionetes) , fato que segundo ele acabou chegando ao conhecimento da Unima, que acabou reconhecendo no Teatro Didático da Unesp. Trata-se de um grupo institu­cional ligado á pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex), lotado no Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fun­damentos da Comunicação do Instituto de Artes da Unesp, desde dezembro de 2012 e coordenado por Wagner Cintra de 2008 até 2012. Ele assina a direção do espetáculo.

Apesar de um certo distan­ciamento de sua cidade natal, o autor garante que sempre que pode dá um jeito de re­tornar para rever familiares e amigos e fez uma revelação: “A inclusão do Espetáculo O Rio no Anuário da Unima significa o reconhecimento de uma pesquisa que vem sendo reali­zada nos últimos 10 anos, mas cujas raízes já se encontravam nos primeiros momentos do trabalho que eu desenvolvia em Itapira nos primeiros anos da década de oitenta”.

Falando da importância deste reconhecimento, acres­centa que ele coloca o trabalho da universidade “no mesmo nível dos grandes grupos do mundo”. Lembra que todas as federações teatrais que são filiadas à Unima - mais de 200 pelo mundo - tem conhecimento do trabalho que ele realiza no Brasil. “O Teatro Didático da Unesp é reconhecido hoje, como o mais importante grupo a trabalhar a linguagem do teatro visual no país”, arrematou.

 

 

 

Espetáculo vai ser apresentado no México e em Portugal

O reconhecimento interna­cional do trabalho desenvol­vido por Wagner Cintra não ficará restrito aos registros formais. Ele anuncia que de 31 deste mês a 09 de fevereiro o espetáculo O Rio será um dos destaques num festival internacional que será realizado na cidade do México e de 28 de maio a 12 de junho haverá uma temporada em Portugal. Ele contou que a Unesp ainda avalia a participação em outros eventos na América Latina e também na Europa.

Torce para que a turnê repita o sucesso alcançado no Brasil. Segundo estima, o espetáculo O Rio, em um ano, fez 54 apresentações em cinco estados do Brasil para um público aproximado de oito mil pessoas.
Revela que dois outros ita­pirenses também integram o projeto, Caio Ceragioli e Guilherme Conradi. Ambos, segundo Cintra, antes de se tornarem alunos do curso de teatro da Unesp, iniciaram as carreiras em Itapira com seu irmão, Valner Cintra. Aliás, ao ser indagado se tem seu dedo o sucesso feito por Valner (mais os colegas João Bozzi e Danilo Lopes) com o grupo de bonecos Talagadá Brasil afora, ele revela que seu irmão e Danilo se entusiasmaram por esse universo quando fizeram na qualidade de “ouvintes” no ano de 2006, uma disci­plina que ministra na própria Unesp, denominada “Teatro de Formas Animadas”. “Eu apenas os auxílio, quando solicitado, no apoio teórico conceitual. O trabalho e o sucesso que estão fazendo por diversos lugares do Brasil são conquistas do próprio grupo”, creditou.

 

Professor concursado do Departamento de Ar­tes Cênicas do Instituto de Artes da Unesp desde 2005, Cintra atualmente se incumbe também do processo de pós-graduação orientando trabalhos de Mestrado e Doutorado. Finalizando, acrescen­tou que em 2014 lança­rá no mercado editorial norte-americano o livro intitulado “Um pouco de Histórias e Estórias do Tea­tro de Animação no Brasil 1970-2010”, pela Editora Omateca. No ano passado publicou com chancela da Unesp Editora a obra “No Limiar do Desconhecido - Reflexões do Objeto no teatro de Tadeuz Kantor”.

 

Fonte: Da Redação do PCI

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