Nascido em 1985 na cidade de Nova Odessa, Rafael Mendes começou seus estudos musicais na Igreja Assembléia de Deus da referida cidade.
Foi vencedor do concurso nacional “Prelúdio” transmitido ao vivo pela TV Cultura no ano de 2008. Foi 3º colocado na 5ª edição do Prêmio Weril, finalista do concurso nacional Furnas Geração Musical em 2006. Foi Semifinalista da International Tuba and Euphonium Competition ( principal no mundo ) que foi realizada em Junho de 2012 em Linz – Áustria.
Rafael tem sido convidado para trabalhos no Brasil e no exterior, dentre eles destacan-se: Festival “Trombonanza” em Santa Fé- Argentina. “Perú Low Brass” em Lima-Perú onde subiu ao palco ao lado do renomado eufonista Inglês Steven Mead para tocarem Two Part Invention de Philip Saparke.Neste mesmo Festival dividiu o palco com o também renomado Christian Lindberg (trombone). Apresentou-se no Auditório de la Bolsa de Comercio de la Ciudad de Buenos Aires com a Banda de la Facultad de Filosofia y Letras de la U.B.A sob a regência do maestro Gustavo Fontana e como recitalista no 4º Encuentro Argentino de Tubas & Eufonios em concertos realizados na sala servente Del Conservatório Provincial de Musica “ Giilardo Gilardi” de La Ciudad de La Plata, Programa de bandas “Coreto Paulista”, 1° e 2° Encontro Internacional de Metais em Tatuí,1° Festival Internacional de Metais “Carlos Gomes” em Campinas, Projeto “Ciranda” em Cuibá-MT, 1º Festival de Metais de Mogi Guaçu, 2º Enc. De Metais do Sul Fluminense-RJ, Curso de Férias do conservatório de Tatuí, festival Mestres do Sopros realizado na Universidade Estadual do Ceará, Festival Internacional “ Música das Américas em Belém do Pará, entre outros.
Em junho de 2013, esteve em Valência na Espanha para fazer a junto a Banda da Societat Musical Lira Castellonera, a estréia mundial do "Ponteio para euphonium e Banda" do compositor Ricardo Silva. Também atuou como Solista à frente da Orq. Filarmônica de Minas Gerais, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Brasileira de Sopros nos 1º e 2° Encontro Internacional de Metais de Tatuí, Banda Municipal de Nova Odessa, Banda Sinfônica de Sumaré, Orquestra Sinfônica de Limeira, Banda Carlos Gomes, Banda Sinfônica de Rio Claro, Banda Sinf. de Barra Mansa, entre outras.
Tem se apresentado com muita freqüência em concertos com as principais Orquestras e Bandas do Brasil. Dentre as principais obras que executou destacam-se :
Os Planetas de Gustav Holst com as Orquestras Sinf. do Estado de São Paulo (Osesp), Filarmônica de Minas Gerais e Sinf. de Porto Alegre, Quadros de uma Exposição de Mussorgsk com a Orq. Sinfônica de Campinas e Orq. Experimental de Repertório, 7º Sinfonia de Gustav Mahler, Uma vida de Herói de Strauss com a Orq. Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Don Quixote de Strauss com a Orq. Filarmônica de Minas Gerais, As Valquirias e O Crepúsculo dos Deuses, O Ouro do Reno de Richard Wagner ( trompete Baixo) com Orq. Sinfonica Municipal de São Paulo.
Hoje, aos 28 anos é músico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, professor de Metais na Comunidade Suíça “Helvetia” de Indaiatuba e artista e Besson/Buffet Crampon.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.