Com expectativa inicial de aplicar pelo menos três mil doses da vacina contra a raiva animal, 13 equipes a cargo do setor de prevenção de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde pretendem varrer de ponta a ponta a zona rural da cidade neste sábado, 28. O veterinário Rodrigo Silva Bertini informou que toda equipe passou na tarde de ontem por um estágio final de treinamento. Segundo ele, serão 13 peruas que atendem o transporte de estudantes e uma outra perua da própria Secretaria de Saúde que irão fazer todo o trajeto.
Os trabalhos começaram às 8h00 e só terminam quando todos os 13 roteiros forem cumpridos. Rodrigo avisa que se as equipes encontrarem porteiras trancadas, será anotado o fato em relatório, da mesma forma se não for encontrado ninguém em casa.
Questionado se espera um comportamento parecido dos moradores da zona rural com o que se observou na zona urbana – que registrou um declínio acentuado do número de vacinas aplicadas em relação ao mesmo período do ano passado - Bertini disse que acredita numa resposta melhor. “Recebemos muitas ligações de pessoas da zona rural pedindo informações e insistindo para que compareçamos nas localidades onde vivem. Minha impressão é de que desta vez iremos atingir as projeções”, disse.
Condomínios
Em relação aos condomínios, Bertini avisa que neste sábado eles não serão visitados. “Por uma questão de estratégia estamos elaborando um atendimento específico para estes casos”, revelou. Ele informou que um dia antes, carros com de som irão avisar os moradores da presença dos vacinadores. “Provavelmente na terça-feira já teremos condições de visitar algumas localidades mais próximas da área urbana”, avisou.
Expectativa é de que na zona rural resposta da população